Muito mais de 15 milhões de Brasileiros não sabem que têm valores a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Os números foram mostrados pela Controladoria-Geral da União nesse ano de 2016.

Todo trabalhador que contribuiu com os programas até o ano de 1988 tem direito ao recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o crédito em caso de aposentadoria do trabalhador, doença ou se tiver mais de 70 anos. No caso de o trabalhador já ter falecido, seus herdeiros diretos podem requerer o benefício e sacar o PIS.

Até o ano de 1988, os programas PIS / Pasep eram controlados por um fundo de participação. A partir do ano de 1988, o fundo parou com a arrecadação para contas individuais e os recursos provenientes das contribuições passaram a ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para o custeio do seguro-desemprego, do abono salarial e do financiamento de programas de capacitação.

A auditoria foi realizada pela Controladoria e analisou o período de julho de 2013 a junho de 2014, assim como dados de 31 milhões de cotistas. No período avaliado, o Fundo de Participação do PIS / Pasep, que tinha as contribuições feitas até 1988, contava com aproximadamente 31 milhões de cotistas, sendo 26 milhões do PIS e 5 milhões do Pasep.

Devido muitas dificuldades na identificação e na comunicação com os trabalhadores com credito a receber, seja isso ocorrido por mudança de domicílio ou por falecimento, já tiveram ampla discussão no Tribunal de Contas da União, que determinou aos administradores desses fundos façam uma ampla publicidade sobre o direito que os trabalhadores têm a esses créditos e que possam enfim resgata los e fazer uso desses valores que estão esquecidos ou mesmo que as pessoas não tem a minima ideia de que tem esse direito .

Esse é um dinheiro que não pode ser entendido como pertencente ao Governo. O objetivo principal do Fundo é pagar o trabalhador. Para todo cidadão que tem o saldo em haver, o importante é que aquele saldo que ele não retirou, todo ano vai acumulando. Se o trabalhador deixou esse dinheiro lá sem movimentar, ele pode ter uma agradável surpresa ao ver esse saldo com correção monetária de todos esses anos.

A controladoria não tem acesso a todos os dados dos trabalhadores necessários para afirmar com exatidão quantos desses trabalhadores faleceram e quantos já se aposentaram.

Até a década de 1980, o CPF não acompanhava o cadastro do PIS / Pasep, o que trouxe dificuldades para fazer o cruzamento dos dados. Atualmente, o abono salarial do PIS é pago pelo FAT àqueles trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos mensais. O valor corresponde a 1 salário mínimo por ano.

Para ter direito a receber o benefício, o trabalhador que contribuiu até 1988 deve procurar uma agência do Banco do Brasil, no caso da contribuição ao Pasep, ou da Caixa Econômica Federal, no caso da contribuição ao PIS. No caso de falecimento do trabalhador, a solicitação pode ser feita por um herdeiro direto.

Se ainda está em duvidas se voce tem ou não dinheiro parado, dirija se até uma Agencia da Caixa e peça informações sobre o seu PIS.

Comments

  1. Ana carolina de oliveira manze

    Trabalhei em uma empresa ate o dia 08 de fevereiro de 2014.Tenho direito ao pis esse ano????

    1. Amanda

      Trabalhei do dia 20/02/2014, até o dia 03/08/2015. Gostaria de saber se tenho direito ao PIS?

      1. JEREMIAS RAPOSO

        Todos trabalhador têm direito ao PIS, desde que tenha trabalhado no mínimo um mês em uma Empresa no ano anterior.

    2. Andreza

      Comecei a trabalhar de carteira assinada em dezembro de 2011quando tenho direito ão pis

      1. JEREMIAS RAPOSO

        Continuação da resposta anterior, desde que o salário não ultrapasse 02 salários mínimos.

  2. Lidy ribeiro

    Olá trabalhei 9o dias de carteira assinada em 2015 tenho direito ao pis

  3. cleudeir Rodrigues de Oliveira

    Como posso saber se tenho pis para receber. Já tem alguns anos

  4. wedem Pereira da Silvia

    Saudo do ois fgts Seguro desemprego

    1. wilsoncarlossantossilvas@gmail.com

      Gostaria de saber se vou ter piz

  5. wedem Pereira da Silvia

    Eu trabalhei em 2013 de carteira a si nada Tenho direito a receber o pis

    1. Cirleia

      Não trabalhei no ano de 2014tenho direito de receber o PIS esse ano?

    2. claudia lermen

      bom dia , tenho uma duvida tenho carteira assinada de 2006 a 2008 ai depois assinei em 2013 ate agora tenho assinada direto mas me disseram que tem que ser 5 anos corrido de carteira assinada e este tempo que não assinei me prejudicou ? agora tenho que esperar ate 2017 para ter direito ao pis ?

  6. edilza batista de Souza

    Trabalho de carteira assinada a mais de cinco anos mais tem dois anos que não recebo o pis 2014 e 2015 pq?

    1. Suzane Melo

      Porque seu salário atual deve estar acima do valor limite. Tem direito quem trabalhou nos últimos 5 anos seguidos com a carteira assinada e com valor máximo de 2 salários mínimos.

  7. João Batista da Silva

    Bom o meu marido quer saber se esse ano ele tem direito o pis/passo desde já agradeço pela sua atenção.
    O nome é João Batista da Silva.

  8. Angélica Ferreira Da Silva

    Meu Pai Faleceu Dia 11 de fevereiro desse ano.
    Gostaria de saber se ele tem direito ao pis

  9. Marcelo Campos

    Minha esposa completará 5 anos de carteira assinada em Agosto desse ano de 2016 e a mesma faz aniversário em Setembro, portanto venho a perguntar se ela terá PIS para receber já em 2016. Obrigado!

  10. Rosimeire

    Recebo a todo ano mas esse ñ recebi porque ñ foi enviado a rais qual eo prazer pra fazer a entrega da rais de 20015

  11. Alan Ferreira dos Santos

    Eu completo cinco anos de carteira assinada em junho desse ano 2016 e meu aniversário e nesse mês de março, portanto venho a pergunta se tenho direito do PIS esse ano 2016.obrigado

  12. Tatiane Antunes dos santos

    Oi trabalhei por 45 dias só em registro na carteira mesmo assim tenho algum direito sobre o PIS? Gostaria de uma resposta obrigado

  13. eu fasso aniversario dia 29 de mais quando que caii meu pis

  14. Leandro dos santos virgens

    Trabalhei em uma empresa entre 2011 e 2012 gostaria de saber se eu tenho algum direito ao benefício ?

  15. zila de Fátima padilha

    Oi gostaria de saber trabalhei de janeiro a maio de 2015,, eu terei direito a receber o país este ano? Obg pela atenção.

  16. zila de Fátima padilha

    Gostaria de saber porque nunca consegui receber o abono do pis
    E se este ano vou ter o direito ao pis
    Trabalhei de janeiro de 2015 a maio de 2015,por favor desde já agradeço.

  17. Tamilly

    Trabalhei em 2006 ate 2009 e depois em 2015 tudo de carteira assinada tenho dureito ao pis

  18. Norival Pereira de araujo

    Bom dia terei fundos a receber??

  19. Josefa de Paiva Lima

    Me aposentei em 2008, tenho direito ao Pasep que está pra sair? Meu marido faleceu em 2007, havia se aposentado em 2002. O nome dele é João Bezerra de Lima. No meu Pasep meu nome está como Josefa Silva de Paiva.

  20. Neuzarinapinheirofonseca

    trabalhei de carteira assinada de 5 anos empregada doméstica até 2015 tenho alguns direitos. tô grávida agora como faço.

    1. Neuzarinapinheirofonseca

      tô grávida e trabalhei 5 anos de carteira assinada tenha algum direito. empregada doméstica

  21. WALISSSON

    ola boa noite.completei 5 anos de carteira o ano passado.19|02|2015.E ESSE ANO COMPLETEI 6 ANOS E ATE HOJE NAO TIVE DIEREITO.NUNCA ULTRAPASSEI O LIMITE DO SALARIO..ALGUEM AI SABE MIM RESPONDER.
    FUI NA CAIXA ECONOMICA,LAR ELES MIM DISSERAM QUE ESSE PIS E REFERENTE A 2014,SERA QUE COM CONSEDE ESSA RESPOSTA MESMO.OLHA A MINHA PERGUTA LAR EM CIMA…..COMPLETEI 5 ANOS DE CARTEIRA NO ANO DE 2015.

  22. Suzane Melo

    Pessoal, aqui não é um canal para saber saldo do PIS, é somente para dúvidas. Saldo só indo direto na Caixa. Não fiquem aqui colocando dados pessoais.

  23. Lílian de lima santos sombra

    Nunca recebi o PIS tenho mais de cinco anos cadastrada vou receber este ano

  24. Rosangela pontes

    Gostaria dê saber se vou ter direito ao pis. Pois trabalho de carteira assinada desde de julho do ano passado. Pois faço aniversário dia 31/07

  25. simone de moura

    Boa tarde!
    Meu pai tem 70 anos ,ja aposentou e na epoca ele retirou o dinheiro do pis na caixa economica,mas esse valor era muito baixo,na epoca dava uns 500,00,sera que ele é uma dessas pesoas que tem direito a esse pis ??

  26. Andreia azevedo

    Bom dia trabalho de contrato das de 2014 estado tenho direito ao pis. Se sim tenho direito a receber os atrasados e com faço.

  27. Luciany Cristina

    Oi gostaria de saber se eu tenho direito a receber o pós pois trabalhei 1 ano e 9 meses no ano de 2012 a 2013 eu tenho direito a receber o pis

  28. ester oliveira pinto

    Quero saber por que nao recebo pis pois estou de auxilio doenca ja fez 7 anos recebi mesmo que sair minha aposentadoria acho que tenho direito pois trabalhei muitos anos nao recebi direitos. Da prefeitura com mais de 12 anos concursada

  29. Bruna

    Trabalhei em uma empresa desde 07/03/2011 até 30/12/2015 tenho direito de receber o pis?

Add Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *